Hidratação das Cutículas: Como vencer a guerra contra o alicate.


Oi meninas, feliz natal! Hoje vou falar sobre um assunto muito polêmico, então preparem-se pois o post vai ser longo!
Cutículas!

Parte 1: algumas perguntas importantes sobre a cutícula:

Porque não devo tirar a cutícula?
Primeiramente, porque ela é uma parte do seu corpo, então, se ela existe, há uma razão. Não é porque você não sabe a função dela que vai querer tirá-la não é mesmo? A cutícula existe para nossa proteção. Ela é um mecanismo de defesa do corpo, o que quer dizer que entende a retirada de cutícula como uma agressão, fazendo-a crescer cada vez mais. Além do mais, você pode ter problemas sérios de saúde, como a paronínquia.

Então quer dizer que quanto mais eu tiro as cutículas, mais elas crescem?
Isso mesmo. A cutícula, quando não retirada e hidratada, tende a ficar beem fininha, não havendo porque tirá-la.

Quanto tempo vai levar para as minhas cutículas ficarem fininhas e bonitas, se eu parar de retirá-las?
Varia de pessoa para pessoa. Se a sua cutícula tende a ser mais grossa, sugiro que você hidrate-a várias vezes ao dia. Já se ela for mais fininha, uma boa hidratação à noite, todos os dias, deve resolver, e deixar suas cutículas lindas em até 3 meses.

E aquelas pelinhas que levantam do lado dos dedos, posso tirar com o alicate?
No começo, pode. Mas somente depois de hidratas bem os dedos, para não machucar a pele. Não se esqueça que estas pelinhas são sinônimo de falta de hidratação, ou seja, depois que você começar a hidratá-las, elas vão sumindo aos poucos.

Tem mais alguma dúvida? Deixe nos comentários, ou mande um e-mail pelo formulário de contato.

Parte 2: Hidratação!
Suas cutículas não vão se hidratar sozinhas, ou seja, você tem uma loonga rotina de hidratação pela frente, se resolver abandonar o alicate.

Primeiro, os produtos que não são específicos para cutículas, mas hidratam bastante:
 
 Bepantol: Pomada para prevenir assaduras. Hidrata MUITO, mas é bem melequenta. Gosto de passar a noite, 2 vezes por semana. Não tem cheiro.



Nivea: O mesmo caso do bepantol, hidrata horrores, mas é bem melequenta. Costumo passar enquanto estou vendo filmes/seriados, deixo hidratando enquanto assisto. Cheiro de protetor solar.


Óleo Seve Rosas Champagne - Natura: Uso ele para hidratar as cutículas durante o banho, pingo uma gotinha na mão e espalho nas cutículas. Logo depois, empurro-as com um empurrador que já deixo no chuveiro.


Óleo Secante: Passo nas cutículas com o pincelzinho mesmo, e dá uma boa hidratada. Costumo massagear para melhor absorção.


 Night Repair: Passo ele nas unhas sem esmalte, à noite, uma vez por semana, e aproveito para hidratar as cutículas com ele também. É ótimo. Tem resenha dele aqui.


 Polpa Hidratante para Mãos Cheiro de Moça Bonita: Já postei resenha desse creme aqui. Ele hidrata super bem, tem um cheiro ótimo e é absorvido super rápido.


White Tea Moisturizing Body - Tania Bulhões: Recebi esse creme numa GlossyBox e gostei muito, não sai da minha bolsa. Ele tem um cheirinho bem leve e é bem líquido, facilitando sua absorção. Coloquei ele aqui para representar os hidratantes em geral, que podem facilmente substituí-lo nessa tarefa.


Creme de mãos Flor de Cerejeira - L'OCCITANE: De longe meu creme para mãos favorito. Já usei dois até o fim e tenho algumas amostrinhas dele aqui em casa. O cheiro dele é MARAVILHOSO e hidrata super bem. O único problema é o preço dele, um pouco alto.


Creme para Mãos e Pés Evita Ressecamento - Indafarma: Recebi esse creminho da Indafarma e amei, gosto principalmente de usá-lo nos pés. Muito bom e sem cheiro.


Creme hidratante para mãos e unhas Glicerina - Avon: Tem resenha dele aqui. Gosto bastante dele, embora demore para absorver e as mãos fiquem BEM escorregadias com ele.

Agora, os específicos para mãos/pés/unhas/cutículas:

 Creme Unhas Ligia Kogos: Tem resenha dele aqui. Muito bom, cumpre exatamente o que promete, o problema é que o preço é um pouco alto.


Vitamin C Cuticle Gel: Tem resenha dele aqui. Facilmente absorvido e o cheiro não incomoda.


Seche Soft: Uma tentativa frustrada de imitar o Instant Cuticle Remover, da Sally Hansen. Ele deveria "dissover" as peles mortas ao redor da unha, mas não faz nada e acaba só ressecando as cutículas. Não recomendo.


Creme para as Unhas - Indafarma: Gosto bastante dele, apesar do cheiro forte de cravo. É absorvido rapidamente e hidrata muito bem.


Amolecedor de cutículas - Nutryderm: Tem resenha dele aqui. Amo o cheiro desse produto, além de o custo-benefício ser ótimo.

  
Amolecedor de Cutículas - Risqué: Prático por vir na embalagem tradicional da Risqué, e o pincel facilitar a absorção. Hidrata bem e o cheiro é bem fraquinho.


Vasenol: É bem cheiroso e é absorvido super rápido. Na embalagem também promete unhas 30% mais fortes, mas acredito que só se usado sem esmalte, o que devo ter feito somente umas duas vezes.


Creme para Mãos e unhas - Dote: Sempre vi muita gente falando super bem desse creme e realmente, é ótimo. O cheirinho dele é muito bom e a hidratação proporcionada é profunda, a única coisa que não me agradou foi que ele demora um pouco para ser completamente absorvido, deixando as mãos escorregadias.



Creme Hidratante de Cutículas:
 Esse creme deu o que falar quando todo mundo pensou que tinham trocado o Mira-Cuticle por ele. Ainda bem que o Mira-Cuticle voltou, e ainda deu tempo de eu garantir esse hidratante. Hidrata bem, mas não é nada de mais. Cheiro de plástico.



Amolecedor de cutículas com óleo de cravo - Mirra's: Tem um leve cheirinho de cravo, amolece bem e facilita na hora de empurrar. Só tem que tomar cuidado pra não deixar ele muito tempo nas cutículas, ou endurece.



Molinho - Vefic: Amolecedor de cutículas. Adoro esse, o cheiro é ótimo, e ele é muito gostoso de aplicar.



Mira-Cuticle: Um dos meus favoritos, ele é um redutor de cutículas. E funciona mesmo, aplico ele 3 vezes por semana e minhas cutículas estão bem menores. Não tem cheiro.


Canetas Fake OPI: É gente, não são da OPI de verdade. Também né, por um dólar por caneta? Haha, enfim, elas hidratam bastante e tem vários cheirinhos. Comprei desse vendedor, no ebay. Tem pra vender aqui.



Avoplex: Muito bom! Hidrata bastante, o resultado é quase instantâneo. Nem tem que massagear muito para absorver. Não tem cheiro. Comprei desse vendedor, no ebay.



Cera Fortalecedora Hidratante Unhas & Cutículas - Mirra's: Hidrata bem mas não gosto do cheiro dela, por isso está praticamente nova. Uma alternativa mais acessível à cerinha da Granado.


Cerinha Granado: É bem boa, mas o cheirinho de baunilha vai enjoando com o tempo. Hidrata bastante, mas faz uma melequinha. No verão ela fica bem mole, então eu guardo na geladeira, e no inverno, quando ela fica bem dura, a minha dica e esfregar ela entre as mãos um pouquinho antes de usar, ajuda ela a ficar mais maleável. Ah, se você tiver unhas compridas, é meio complicado de usá-la, já que a cera fica entrando debaixo das suas unhas. Compre ela no site da Granado, aqui.



Cerinha Burt's Bees: Tem resenha dele aqui. Tem um cheirinho de limão maravilhoso, mas que algumas pessoas acham forte. Eu não achei, mas daí vai do gosto de cada um. É o produto que mais hidrata que eu tenho. Mais fácil de pegar do que a da Granado, já que o potinho é mais largo, e a cerinha, mais maleável. Mas vale a mesma dica quanto ao verão: guarde na geladeira. Comprei desse vendedor, no ebay. Tem pra vender aqui.



Gel de cutículas: Ela é meio nojentinha, mas depois você se acostuma com essa aparência bizarra da foto. Rende muuito, uso duas gotinhas pra cada mão. Por ser um gel é absorvido bem rápido, e é perfeito para quem quer praticidade. Comprei desse vendedor, no ebay.

É bastante coisa, hahaha, mas quem viu a minha wishlist de cutículas sabe que eu ainda não estou satisfeita.

Deixem suas dúvidas nos comentários ou mandem por e-mail, vou responder todas elas!

Alguém já usou algum desse produtos? Concordam comigo? Discordam de mim? Comentem! Beijos!

24 comentários:

Camila on 25 de dez. de 2011, 18:45:00 disse...

Amei o post, super interessante MESMO! eu estou nessa batalha há uns 20 dias e já vejo resultados bons, to usando a granado, mas sempre gosto de variar, uso um da avon que achei muito bom para unhas e mãos, chamado "Glicerina". Usei tb esse da Natura de algodão agorinha, achei bem bonzinho... uma coisa que to fazendo e gostando bastante é esfoliar as cutículas e mãos, fica tão bom!! faço 2 vezes no mês, ou três, ou quando lembro!! hehehehe

beijos

http://vernasunhas.blogspot.com

Pamela Miranda on 25 de dez. de 2011, 18:48:00 disse...

haha, obrigada! Sim, eu sempre esfolio também, com uma mistura caseira... mas isso eu preferi deixar para um outro post, pra não ficar cansativo...

Beijos,

Pamela

jackie Zanini on 25 de dez. de 2011, 22:35:00 disse...

Linda eu sugiro que vc use o stiqr qdo for mudar de template já que esse não tem a tag body

Beeeijos =/

Guasselli on 25 de dez. de 2011, 23:08:00 disse...

Sempre é uma luta pra mim KSAOIASJIOASJASOI
eu gosto de usar algum creme para tirar cuticulas mesmo, mas estou bem afim de mudar um pouco (: beijos :*

Bethânia Diniz on 26 de dez. de 2011, 11:41:00 disse...

nossa, quanta coisa!! heuheueh
eu devo ter tirado as cuticulas umas 3 vezes em toda a minha vida.. nao gosto... mas acredita que só agora fui me preocupar com hidratação.. comecei com a cerinha da granado, to gostando!!

http://www.burguesinhas.com.br/2011/12/inspiracao-looks-de-ano-novo.html

Lu-Bau.Blog on 26 de dez. de 2011, 14:07:00 disse...

Oi Pâmela, thanks pela visitinha no meu humilde blog. Olha, sobre os redutores de cutículas, acho que o princípio deles me assustam, pois se tão pouco reduzem a cutícula, o que será que não fazem com as células da pele envolta da unha? Não é o mesmo princípio do esmalte que teoricamente serve como uma capa, ao contrário dos redutores que parecem que "queimam ou comem" a cutícula. Este é o meu medo.

Pamela Miranda on 26 de dez. de 2011, 14:45:00 disse...

@Lu-Bau.Blog
Eu pretendo fazer um post aqui para o blog sobre redutores de cutícula, como eles agem, se são perigosos, etc. O único que eu usei foi o da Avon, onde o princípio ativo é o Ácido Lático, então ele não "dissolve" a cutícula, apenas retarda seu crescimento. Já outros como o Instant Cuticle Remover, da Sally Hansen ou o Eau Emoliente da Mavala, estes sim dissolvem a cutícula, ou seja, são mais agressivos, por isso devem ser usados com cuidado e poucas vezes, dando tempo de a cutícula se recuperar. Acredito que devam ser usados somente naquelas "pelinhas" que se levantam.

Beijos,

Pamela

Amanda Oliveira on 26 de dez. de 2011, 19:07:00 disse...

Post bem útil,uso alguns desses produtinhos,mas ás vezes recorro ao alicate.Bjs
http://unhaterapia.blogspot.com

Orkontro SP on 26 de dez. de 2011, 21:44:00 disse...

Adoreiiii o post, muito útil. Cheio de dicas maravilhosas.
Eu só uso o Miracuticle da Avon, sempre hidrato com ele... e é bem raro eu tirar a cutículo, só quando vou na manicure mesmo... mas aos poucos eu consigo parar =)

Beijos, Ariane

Anônimo disse...

Nooooossa! Qnt coisa!
Na minha WishList está uma caneta hidratante de cutículas UB. Dizem que só ela resolve, dizem.

=*
milalices.blogspot.com

Pamela Miranda on 27 de dez. de 2011, 23:36:00 disse...

@Lorena Rocco
Que nada! Para hidratar e reduzir, Qualquer hidratante e uma boa empurradinha todo dia resolvem!

Andréa on 28 de dez. de 2011, 08:51:00 disse...

Muito bom o post...amei as dica! Preciso comprar Bepantol urgentemente!
Bjo...bjo ♥

Marcia G. de Paula on 7 de jan. de 2012, 11:16:00 disse...

Sensacional!!!

Mariana Renz on 12 de jan. de 2012, 09:37:00 disse...

Muito bommm!!
Eu nem tiro as minhas cuticulas hehe..

Bjos

Loucas por Luxo on 15 de jan. de 2012, 11:54:00 disse...

Olá , tudo bom?
Passe lá no blog… Seu blog está na lista com os melhores posts!!!

Bjoos
http://loucasporluxo.blogspot.com/2012/01/os-melhores-do-dia-1101-1501-posts-e.html

Anônimo disse...

Adorei o post! Muito útil.

Pamela Miranda on 16 de jan. de 2012, 09:25:00 disse...

@Mel Obigada!

Beijos,

Pamela

Nayara Jardim on 19 de jan. de 2012, 15:51:00 disse...

Um arsenal de dar invejaaa! =O
Foi muito esclarecedor este post pra mim!
Queria muito experimentar a cerinha da granado
mas nunca acho pra comprar =[
Bjks

Pamela Miranda on 19 de jan. de 2012, 16:31:00 disse...

@nayara jardim Estou sorteando uma aqui no blog! E no site da Granado também tem pra vender, e é mais em conta do que comprar em lojas físicas.

Beijos,

Pamela

Maldita Beleza on 23 de jan. de 2012, 19:29:00 disse...

Ah eu tenho bastante coisa daí!
o//

adorei a postagem flor!
Beijoos
http://www.malditabeleza.com
@malditabeleza

5th avenue on 10 de fev. de 2012, 22:42:00 disse...

Super interessante o post.
Há alguns dias atrás eu vi um post sobre isso
e fiquei pensando em mudar de vida "parar de tirar a cutícula".
Pois é estou seriamente pensando nisso, mas minhas unhas cresce muito
daquelas pelinhas próximo aos cantos da unha! Super complicado!
Além de que, minhas cutículas são finas mas muito ressecadas!
Essa semana vou começar a hidratar mais e "tentar" mudar! :D
Obrigada pela dica, é de muito valia!
Beijinhos, Greicy.

Pamela Miranda on 10 de fev. de 2012, 22:47:00 disse...

Obrigada Greicy! Beijos

Edilane on 15 de fev. de 2012, 23:04:00 disse...

Minhas cutículas são fininhas, mas mesmo assim ressecam muito, só que eu só lembro de hidratá-las quando estão terríveis.

momentoessencial.blogspot.com

AlessandraSato on 18 de mar. de 2012, 22:48:00 disse...

noossa, adorei super esse post ! Adoro a granado *--*

Postar um comentário

Posts Relacionados:
 

Lixar, Polir, Pintar! | Por Bruna | Código inspirado no template Blue Love Cats